segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Análise sobre a Era da Informação

As novas tecnologias da Informação caracterizam a Quarta Revolução Tecnológica que acontece atualmente em todo o mundo. Essas tecnologias modificaram as rotinas de produção e os modos de relações entre todos os usuários das tecnologias da informação, além de desencadear as fortes transformações nas áreas profissionais e em toda sociedade.
Pode-se observar que essa revolução trouxe benefícios e facilidades para diversos setores em que é necessário o uso das Tecnologias da Informação (TI), assim como no âmbito das telecomunicações. Entretanto, as tecnologias também trouxeram dificuldades, competições e, em alguns momentos, muitos prejuízos para seus usuários (principalmente as empresas que as utilizam, por causa da necessidade de adaptação dos funcionários e da modernização de máquinas e equipamentos).
Em três décadas, houve uma grande evolução das tecnologias da informação, o que caracteriza a vida contemporânea com a necessidade da utilização das tecnologias, não somente por empresas de comunicação, mas também por diversos usuários de distintos segmentos. A utilização das TI é necessária, mas também faz com que seus usuários sejam “dependentes” e vulneráveis às constantes trocas e substituições das tecnologias.
A modernização modificou, além das atitudes, o modo de pensar dos profissionais de comunicação. É uma necessidade que eles se atualizem e aprendam a trabalhar com as novas tecnologias, como uma questão de “sobrevivência”, pois quem não consegue se adaptar à era da informação fica excluído, perde oportunidades e cede seu lugar a quem está adaptado.

Nenhum comentário: