quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Escola Classe trabalha para a inclusão digital dos alunos

O projeto “Clicando o saber” é realizado pela Escola Classe 16 de Taguatinga, com a iniciativa da própria escola e parceiros, com a proposta de oferecer aulas de laboratório trabalhando a parte pedagógica e oferecendo oportunidades para os alunos carentes e que não têm acesso a computadores. A iniciativa acontece também com o programa “Escola Integral”, no qual os alunos têm aulas integrais.
Segundo a diretora Neiva Torquato, não seria possível ensinar sobre tecnologia sem expor na prática o que acontece na era da informática. “A primeira importância é a não-exclusão. Há muitos alunos sem condições, carentes, que passam a ter convivência com a tecnologia através das escolas. Um grande benefício é o aumento da própria auto-estima do aluno”, explica a diretora.
Com as aulas de informática os alunos se interessam e podem aprender de forma diferente. “É um recurso importante, traz muito benefício, motivação, interesse e a busca dos alunos. É a própria inclusão, uma ferramenta de aprendizagem”, afirma Torquato.
A monitora do laboratório, Danielle Rodrigues de Farias, está no quarto semestre de Sistemas de Informação, e monitora as aulas desde março deste ano. Para ela, o projeto é importante porque “eles têm a oportunidade de ampliar os conhecimentos e também de crescer. Eles gostam muito de todas as atividades”.
A aluna beneficiada, Glória Estéfane Lutra, disse que só tem acesso a computadores na escola e afirma que gosta das atividades oferecidas. “Eu gosto das aulas de informática porque é legal, a gente escreve texto e aprende muito. No horário integral, eu também faço inglês, artes e natação”, afirma a aluna.

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