sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cerca de 75 milhões de crianças não acessam a educação primária

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, revelou no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, que cerca de 75 milhões de crianças no mundo não tem acesso à educação primária e começam a trabalhar muito cedo.

O assunto principal deste ano é a educação e também o combate ao círculo vicioso criado pela pobreza e a participação das crianças em atividades econômicas. Do total de 165 milhões de crianças, que trabalham no mundo entre 4 e 15 anos, mais de 100 milhões estão na agricultura e em áreas rurais, onde o acesso às escolas é mais difícil.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) existe limitação quanto à disponibilidade de professores e o acesso aos meios de comunicação. As meninas são muito prejudicadas com as desigualdades: na América Latina, 90 % de menores que trabalham como ajudantes domésticas são meninas.

A OIT, assim como o Unicef e outras agências, considera a educação como a melhor opção para reduzir e, posteriormente, erradicar o trabalho infantil. Essas organizações acham necessário impulsionar a igualdade de gênero, devido às meninas serem as mais prejudicadas pela falta de educação.

Por: Giselli Vieira

Nenhum comentário: