sexta-feira, 13 de junho de 2008

Estados brasileiros estão abaixo da média no Ideb

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira, 11 de junho, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, que atingiu as metas de 2009 antecipadamente. O Nordeste apresentou o maior crescimento na qualidade do ensino público, mas todos os estados brasileiros ainda estão abaixo da média nacional.

As médias aumentaram de 4,2 para 3,8. Houve uma pequena melhora nos últimos dois anos, mas a situação ainda é preocupante. Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste apresentou um índice com maior crescimento, embora todos os estados ainda estejam abaixo da média nacional.

O maior avanço ocorreu em municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, o que resultou na diminuição das desigualdades regionais em termos de qualidade de ensino. O Distrito Federal e o Paraná têm as melhores notas, empatados com 5 pontos.

O Ideb foi criado no ano passado pelo governo federal e utiliza alguns critérios de avaliação, levando em consideração as taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho em duas avaliações nacionais feitas em 2007, o Saeb e a Prova Brasil.

Por: Giselli Vieira

Nenhum comentário: