sexta-feira, 6 de junho de 2008

Programa beneficia a educação de crianças e jovens com deficiência

O Programa pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social na Escola, o BPC, poderá identificar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola das crianças e jovens com deficiência. Além do Distrito Federal, todos os estados do Brasil aderiram ao programa.

Na última quinta-feira, 5 de junho, foi encerrado o curso de formação de multiplicadores do BPC na Escola, um trabalho que será realizado por gestores em Brasília. O BPC na Escola é coordenado pelos ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde, e pela Secretaria de Direitos Humanos. O programa integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A partir do segundo semestre de 2008, os gestores que se formaram repassarão o conhecimento adquirido para os outros responsáveis pela aplicação de um questionário, que será utilizado para identificar as condições de saúde, assistência e educação em que vivem os beneficiários do BPC.

Os gestores se comprometeram a participar da formação também nos municípios. O programa já identificou, em trabalhos anteriores, cerca de 270 mil crianças e jovens atendidos pelo BPC que estão fora da escola. Dentre as dificuldades enfrentadas por eles, está a falta de transporte adequado para acesso à escola.

Nenhum comentário: