Entre os dias 25 e 31 de maio, a Arquidiocese de Brasília participa da coleta de assinaturas para a campanha "Ficha Limpa" na Rodoviária do Plano Piloto. A nova campanha é organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, MCCE, com um projeto de iniciativa popular sobre a vida pregressa de candidatos.
O Projeto de Lei tem o objetivo de alterar a Lei Complementar nº 64 de 1990 da Constituição Federal, para "tornar inelegíveis candidatos com condenação em primeira ou única instância, aqueles que tiverem denúncia recebida pelo tribunal ou que renunciaram a seus mandatos para evitar abertura de processo e para escapar de punições".
Dessa forma, o PL proíbe a candidatura de quem tiver cometido crime grave e as que foram condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. No total, 60 paróquias participam da Campanha em Brasília e, em todo país, foram coletadas cerca de 700 mil assinaturas. No entanto, é necessário um milhão e quatrocentas mil assinaturas para que o Projeto seja apresentado ao Congresso Nacional.
Para mais informações acesse o site: http://www.lei9840.org.br/iniciativapopular.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário