quarta-feira, 6 de maio de 2009

Brasil ocupa 13º posição entre os maiores produtores de conhecimento

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Brasil alcançou o 13º lugar na classificação mundial em produção científica em 2008, seguido da Rússica (15º) e da Holanda (14º). De 19.436 artigos em 2007, essa produção subiu para 30.451 publicações no ano passado. Com esse aumento, o Brasil contribui com 2,12% dos artigos de todos os 183 países.
A liderança do ranking é de cinco países: Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra, seguidos da França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul. O desempenho do Brasil é resultado da atuação das universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação universitária.
Outro fator é o apoio das agências federais à pesquisa e na formação de recursos humanos nos últimos anos, por meio da concessão de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação. Além disso, um fator relevante é a disponibilidade do acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Criada em 1951, a Capes é uma autarquia do Ministério da Educação com finalidade de melhorar a qualidade da educação superior e na formação de mestres e doutores. O Mec afirma que o aumento do número de doutores e mestres é uma das prioridades da política nacional de educação e ciência do governo federal.
Fonte: Ministério da Educação

Nenhum comentário: