O tema da palestra de terça-feira foi “Ética e compromisso social: responsabilidade de cada um por todos”, assunto explanado pelo diretor executivo da Faculdade Santa Terezinha, professor Eder Alonso Castro. “O tema é de interesse de todos, pois todos somos responsáveis pelos problemas sociais. Podemos fazer mudanças com pequenas atitudes cotidianas realizadas por todos”, afirma.
No terceiro dia (28), o economista da empresa Vitoria Consultoria, Economia e Sistemas, Eduardo Diniz, falou sobre “Como investir na sua carreira e obter os maiores sucessos”. Eduardo motivou os alunos a tomarem atitudes positivas com ética e respeito. A representante da área de responsabilidade social da Diageo, Fátima Honório, explicou sobre o projeto social desenvolvido pela empresa para conscientizar a sociedade para o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
“Crimes pela internet” foi o assunto debatido na quinta-feira (29), com ênfase nos casos de pedofilia. Para o psicólogo Dr. Sérgio Fernandes Senna Pires, existe vulnerabilidade de crianças e adolescentes que podem ser vítimas de pedófilos e conteúdos impróprios na internet. “Temos compromisso com a realidade e a necessidade de estarmos à frente dos acontecimentos”, explica.
Para Sérgio Senna, muitas ações no Direito não dependem de legislação, mas dos valores da sociedade: “o que será que está acontecendo com a nossa sociedade, que as regras não estão sendo suficientes para limitar as ações erradas? A responsabilidade acontece com as crenças e valores.”
Para a aluna do 5º semestre de Pedagogia, Katry Helena Pereira, o I Encontro Intercursos foi interessante. Achei uma maravilha e foi muito bom por abrir um leque grande na área de educação. A próxima Semana Intercursos pode ter mais profissionais e pessoas de fora, porque há temas muito enriquecedores”, ressalta.
Por Giselli Vieira