quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Encontro Intercursos FACITEC discute a Responsabilidade Social

O primeiro dia do Encontro Intercursos Facitec, que discute questões relativas à Responsabilidade Social e vai até o dia 30 de outubro, teve seu início no dia 26, às 9h, no Auditório Central, pela Diretora Acadêmica, professora Elaine Santana, que deu as boas-vindas a todos e destacou a importância do tema.

Em seguida, uma das coordenadoras do Encontro, professora Zenaide Borges, comentou o planejamento para que todos pudessem participar. “Temos a preocupação de oferecer o melhor e queremos que vocês participem”, disse Zenaide.

Estêvão Ribeiro Monti, engenheiro florestal por formação, doutor em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília, foi convidado para falar sobre Responsabilidade Sócio-ambiental para Sociedades Sustentáveis, ressaltando a todo momento a necessidade de se quebrar as barreiras entre as áreas do conhecimento para que haja interação.
Em sua apresentação, lançou mão da música “Socorro”, do cantor Arnaldo Antunes, falando sobre o imperativo do poeta em ter sentimentos. “Quando a gente ouve essa música, é uma oportunidade de pensar como a gente vive, pois pode ser que alguém aqui esteja assim. Nossa sociedade é extremamente competitiva, consumista e individualista”, afirma o professor.

Para refletir sobre a questão da exclusão social, Estêvão Monti falou da importância da responsabilidade social ao pensar nos pobres e excluídos. Para ele, “se há necessidade de discutirmos sobre responsabilidade social, é porque alguém está sendo irresponsável. Mas todos nós precisamos ser responsáveis.”

Sobre o individualismo na sociedade, ele diz que “quando nós pensamos muito em nós mesmos, deixamos de pensar no outro”. Quanto ao consumismo, o professor destaca que ela não pode interferir na dignidade: “se a pessoa não tem nada, dizem que não vale nada. Mas o ser humano não precisa ter algo para ser digno.”

Estêvão abordou ainda sua leitura acerca da escolha do tema: “os acadêmicos escolheram Responsabilidade Social porque sentem a necessidade de mudança e têm o compromisso ético”. Ele citou que a responsabilidade social é trabalhada por muitas empresas, voluntariamente, para contribuir na inclusão social e na preservação do meio ambiente.

Após a explanação muitos acadêmicos debateram o tema. A palestra Responsabilidade Sócio-ambiental para Sociedades Sustentáveis foi proferida nos turnos matutino e noturno.
Por Giselli Vieira
Fotografia: Giselli Vieira e Edvaneide Araujo

Nenhum comentário: