Para Alexandre, o objetivo é verificar o desenvolvimento cognitivo infantil segundo Jean Piaget, um dos principais teóricos sobre o assunto, que analisa os diferentes estágios de desenvolvimento, o pensamento e a forma que a criança percebe o mundo. “Com várias atividades, entrevistas e jogos, avaliamos as respostas das crianças para saber qual é o raciocínio e o estágio de desenvolvimento cognitivo delas. A partir da aplicação desses testes, Piaget sugere as atividades que estamos fazendo”, explica o professor.
Cada grupo desenvolveu um trabalho diferente, com crianças entre 4 e 5 anos, que faziam atividades como identificar e observar objetos, lugares, palavras, cores e figuras; expressar o que sabem e o que sentem; ter noção de quantidade, tamanho e espaço ao participar das brincadeiras e jogos de memória; além de demonstrar a capacidade de observação e conhecimento.
Para uma das integrantes da turma, Érica Aparecida Macedo, o trabalho prático agregou mais conhecimento: “é muito importante, porque estamos conhecendo melhor o desenvolvimento das crianças ao elaborar essas atividades. Consegui aprender muito!”
A coordenadora pedagógica da creche, Carmen Lúcia de Andrade, gostou do resultado desse trabalho. “Eu achei ótimo! Vi muita riqueza de material diferente e acessível. Foi um momento rico, muito bom, que propiciou lazer e conhecimento com as novidades. As portas da creche estão abertas e estamos disponíveis para uma nova oportunidade”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário