sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Acadêmicos de Pedagogia aprendem sobre criatividade na alfabetização

No dia 23 de outubro, os acadêmicos do 3º semestre de Pedagogia, do turno matutino, receberam a visita da professora da Secretaria de Educação, Tânia Vilela Almeida, que ministrou uma oficina de Alfabetização e Letramento. No Laboratório de Ensino da FACITEC, a turma pôde observar os materiais didáticos elaborados pela professora e aprender como alfabetizar de forma agradável e criativa.

A aprendizagem da oficina faz parte da disciplina Metodologia da Alfabetização e Letramento, ministrada pela professora Márcia Regina Dutra dos Santos, que demonstrou satisfação com o trabalho da professora Tânia, qualificando-o como “riquíssimo e privilegiado”.

“Eu espero, enquanto orientadora, que meus alunos sejam pedagogos que façam a diferença. Esse é o objetivo dessa exposição que a Tânia nos faz hoje. Nós precisamos passar um conteúdo de forma eficaz e agradável para as crianças”, explica a professora Márcia Regina.

Tânia Vilela demonstrou como realiza um trabalho criativo e inovador, expondo os materiais didáticos que ela confecciona, como livros de pano, jogos de alfabetização, painéis e outros brinquedos feitos com material reciclado, mas que têm “muito valor didático e pedagógico”. Para ela, tais recursos são utilizados em sala para estimular as crianças e colaborar na aprendizagem.

“Amo sala de aula e não tenho receita porque não existe, mas há um estudo e uma troca de ideias. Ao contar histórias, peço para as crianças estimularem a imaginação, que é fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social delas. É preciso intervenção e não alfabetizar só com palavras, para que a criança sinta vontade de aprender”, orienta.

Segundo ela, o principal recurso é o conhecimento. “A teoria não caiu do céu, pois alguém observou a prática para fazê-la. O conhecimento é muito importante e o nosso trabalho é, acima de tudo, intelectual. Precisamos buscar estudo e muita leitura. Não estou pronta, mas estou nascendo para a alfabetização. Esse trabalho é um estímulo para as crianças, que terão facilidade para aprender a ler e escrever. Temos que fazer nossa parte bem feita”, ressalta.

Com inspiração poética e desejo de fazer um trabalho agradável, Tânia Vilela enfatiza que é preciso fazer um jogo de sedução com as palavras: “alfabetização e letramento têm que andar de mãos dadas. A aprendizagem está vinculada ao prazer. Assim, você tem que repetir o que é prazeroso. A gente tem que usar o talento que possui, pois a habilidade se desenvolve à medida que vamos criando e fazendo”, afirma.

Por Giselli Vieira

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